SST Terceirização de Segurança do Trabalho: Uma possibilidade para o empreendedor

As normas de segurança do trabalho são obrigatórias e todas as empresas devem seguir e acatá-las, e as assessorias são uma opção para ajudar o empreendedor a seguir as normas.

Como veremos abaixo, uma assessoria é muito importante para empresa, pois ela ajudará com que seja possível a prevenção de acidentes.

A segurança do trabalho é um assunto que deve ser levado muito a sério por qualquer tipo de segmento de empresa. Então, vamos apresentar o papel de uma assessoria e todos os serviços que são prestados para ajudar a empresa na questão segurança.

 

Assessoria de segurança do trabalho

A assessoria de segurança do trabalho tem como principal objetivo ajudar as empresas a implantarem as normas de segurança propostas pelo Ministério do Trabalho e que são de obrigatoriedade de toda empresa.

Desta forma, uma assessoria de segurança ajuda e orienta a empresa passo a passo sobre a segurança de seus funcionários.

A assessoria de segurança do trabalho é uma ótima opção para aquele empreendedor que não tem condição de ter um especialista fixo trabalhando em sua empresa.

Assim, o empreendedor faz umas contratações temporárias, com o intuito de empregar as normas de segurança do trabalho em sua empresa, não sendo preciso que ela tenha um especialista fixo em seu quadro de funcionários para tratar da questão da segurança do trabalho.

Outro ponto muito importante a se ressaltar, é a necessidade de realizar a contratação de uma assessoria de segurança do trabalho na realização de obras da construção civil.

Desta forma, é possível fazer todo um acompanhamento e fiscalização da obra para que todas as medidas de segurança do trabalho sejam tomadas.

 

Acompanhamento e fiscalização de obras

Um dos setores que mais contratam empresas terceirizadas de segurança do trabalho é na construção civil e indústrias, pois existe uma carência neste setor, sendo um dos grandes problemas atualmente.

A construção civil é a campeã em acidentes de trabalho e até mesmo, em números de mortes em ambiente de serviço por causa de acidentes.

E a maioria dos acidentes acontece por falta de instrução, acompanhamento e fiscalização no decorrer da obra que é uma das partes mais importantes para garantir a segurança do trabalhador.

Então, com a fiscalização será possível acompanhar todas as irregularidades a respeito da segurança, fazendo com que todos respeitem as normas de segurança do trabalho.

Além disso, será possível evitar futuros acidentes de trabalho, uma vez que esse tipo de fiscalização tem como foco garantir que todos estejam trabalhando corretamente e com todos os equipamentos de segurança.

Abaixo veremos o que é, e os objetivos de realizar o acompanhamento e fiscalização de obras.

 

O que é?

Uma fiscalização ou acompanhamento na obra é quando uma empresa terceirizada vai a obra verificar as condições de segurança daquele ambiente de trabalho.

Além disso, a assessoria também faz treinamento com os funcionários para o uso adequado dos equipamentos.

Em outras palavras, quando se realiza uma assessoria de segurança do trabalho em uma obra, é feito acompanhamento e orientação para que os colaboradores possam trabalhar com mais segurança.

 

Objetivo

O principal objetivo de toda acessória da segurança do trabalho é fazer a prevenção de acidentes de trabalho por meio de uma vistoria completa na obra.

Então, é necessário verificar desde a parte estrutural, onde se identificam problemas de segurança até a questão dos equipamentos, analisando se estão funcionando perfeitamente para assim, garantir a segurança do colaborador.

Abaixo, veremos alguns exemplos de vistorias que são realizadas em obras para que o objetivo principal, que é o de garantir a segurança e evitar acidentes, possa ser executado com sucesso.

  • Vistoria na parte elétrica: Nela, verifica-se que não há nem uma irregularidade em que possa ocorrer acidente elétrico, como por exemplo, fios soltos ou desencapados que possam fazer que o trabalhador seja eletrocutado.
  • Vistoria de condições de trabalho nas alturas: A fiscalização verifica se os equipamentos de proteção estão corretos, para assim evitar acidentes como quedas é vistoriado também se as telas de proteção estão instaladas corretamente.
  • Sinalização Correta: Nesse tipo de fiscalização verifica-se se todos os locais que necessitam de sinalização estão corretos, como por exemplo, placas de perigo em locais mais arriscados.
  • Vistoria nos equipamentos: A verificação dos equipamentos é um dos pontos mais importantes para garantir a segurança do trabalhador, então são checados se todos os equipamentos de proteção estão funcionando corretamente.

 

Quando o serviço deve ser contratado

A segurança do trabalho é algo muito importante em uma obra ou um serviço na indústria.

Então, a contratação de uma assessoria de segurança do trabalho deve ser realizada no início do trabalho.

No caso, se for uma obra é necessário que a acessória já esteja acompanhando a obra desde o início, pois a assessoria trabalha em todas as etapas, como identificação de ameaças que vimos alguns exemplos acima.

Além disso, a assessoria do trabalho planeja ações e prevenções de acidentes no local de trabalho.

 

Serviço personalizado

Os serviços prestados por uma assessoria de segurança do trabalho geralmente, são muitos e são bastante diferenciados e os serviços vão de estudos práticos, consultoria e até treinamento.

Além disso, veremos alguns dos principais serviços prestados por empresas de assessoria da segurança do trabalho, é importante lembrar que depende da empresa o tipo de serviço oferecido pode variar, iremos apresentar os mais comuns.

  • Estudo detalhado de cada setor da empresa;
  • Elaboração de relatório de falhas;
  • Preparação de laudos da segurança do trabalho;
  • Realização de palestras;
  • Treinamento de segurança de toda a equipe;
  • Criação de planos de risco operacionais com medidas de prevenção de acidentes.

Esses e muitos outros serviços são prestados quando você contrata uma assessoria de segurança.

 

Campos de atuação (construção civil, indústria…)

A contratação de uma assessoria de segurança do trabalho é bem ampla e pode ser contratada por diversos segmentos de indústrias.

Como já falamos antes, toda e qualquer empresa tanto pública como privada é necessário cumprir as normas de segurança exigidas pelo ministério do trabalho.

Então, todo setor da indústria é necessário ter um especialista em seu quadro de funcionários ou realizar a contratação de uma assessoria de segurança.

Além disso, em toda e qualquer realização de obra na construção civil é necessário ter um especialista em segurança.

Até mesmo o setor da agropecuária requer a presença ou assessoria de segurança.

Então, agora que você sabe quais benefícios uma assessoria de segurança pode trazer para sua empresa é necessário pesquisar a encontrar a melhor empresa de assessoria para atender a sua empresa.

Deste modo, você estará cuidando do patrimônio de sua empresa, e também da saúde e segurança de seus colaboradores.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios