A medicina do trabalho e saúde ocupacional cuida da prevenção e do tratamento de todas as doenças decorrentes de atividades laborais. Tem como principal objetivo cuidar da saúde do trabalhador e promover mais segurança dentro do ambiente de trabalho, assim como melhorar a qualidade de vida dentro das empresas.
As diretrizes seguidas dentro dessa área são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, que prevê o cumprimento de Normas Regulamentadoras voltadas para a garantia da saúde do trabalhador. Entre as principais medidas está a criação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que é obrigatório para todas as empresas.
O PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional. Além disso, determina outras medidas referentes à prevenção, como a execução de exames complementares a cada setor de atividade, e a implementação de políticas conforme os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores.
As ações voltadas para a medicina do trabalho estão cada vez mais presentes nas empresas, seja para diminuir o absenteísmo ou até mesmo
diminuir despesas referentes a doenças ocupacionais e ações trabalhistas. Organizações que se preocupam com a qualidade de vida do trabalhador agregam grande valor para sua marca, tanto para o consumidor quanto para seus colaboradores.
Aqui na PSISEG contamos com médicos do trabalho experientes, que ajudam as empresas a seguir todas as Normas Regulamentadores, assim como a planejar riscos e desenvolver ambientes com condições físicas e psicológicas adequadas. Fale conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!