HomePsicologia Psicoterapia

A Psicoterapia ou terapia, como é popularmente chamada, é um dos métodos realizados por psicólogos habilitados para ajudar indivíduos a identificar e tratar questões emocionais. A psicoterapia é uma grande aliada na resolução de conflitos emocionais e proporciona ao paciente autoconhecimento.

Como funciona?

A terapia funciona por meio do diálogo entre psicólogo e paciente. É um trabalho colaborativo, no qual o paciente está aberto para expressar suas questões e sentimentos e é acolhido pelo psicólogo, que irá atendê-lo de forma neutra e sem julgamentos, com intuito de entender e respeitar suas emoções.

Na PSISEG, desenvolvemos um trabalho personalizado de acordo com os conflitos de cada paciente. Nossos profissionais são totalmente preocupados com a saúde emocional de todos que precisam de ajuda, portanto, quando necessário, também é realizado tratamento com médico psiquiatra ou outras especialidades médicas.

Por que fazer terapia?

Em um mundo cada vez mais competitivo e acelerado, nossa saúde emocional é bastante afetada. Crises de estresse e cansaço têm intensificado conflitos mentais, como depressão e ansiedade. A terapia vem para ajudar as pessoas a tratar qualquer distúrbio mental/emocional e acompanhar o paciente para que não evolua para casos mais graves; auxilia também no resgate do controle emocional, autoconhecimento e autoestima.

O tratamento terapêutico traz diversos benefícios para a vida pessoal, profissional, social e familiar de todas as pessoas, pois promove reflexão e autoconhecimento.

Tipos de psicoterapia

Cada psicólogo pode seguir uma linha psicoterápica diferente em seu atendimento, como psicanálise, terapia analítica ou junguiana, psicodrama, cognitivo-comportamental, Gestalt, behaviorista, entre outras. Na PSISEG, a principal linha que abordamos é a psicanálise, porém podemos ampliar o escopo de atendimento, de acordo com a demanda de cada paciente.

A psicanálise foi fundada por Sigmund Freud e aborda principalmente a influência do inconsciente no comportamento dos indivíduos. O objetivo da terapia psicanalítica é ajudar as pessoas a explorarem seus sentimentos, experiências, desejos, traumas e lembranças, de modo a fazer com que elas compreendam a origem de seus conflitos.

Venha para a PSISEG e marque a sua consulta!

Tipos de psicoterapia

O sofrimento emocional faz parte da existência humana e pode aparecer em qualquer momento da vida. Dessa forma, assim como cuidamos do nosso corpo ao procurar um médico ou um dentista quando sentimos alguma dor, devemos realizar medidas que garantam também o nosso bem-estar emocional e mental.

A psicoterapia é um valioso recurso para tratar as dores emocionais, ajudando o paciente a entender a origem do seu sofrimento e amenizar suas angústias. Muitas vezes, o sofrimento é tão intenso que pode desencadear prejuízos sérios ao nosso organismo, aumentando o risco de mortalidade. Estudos globais mostram que estresse, ansiedade, depressão e outros sofrimentos emocionais podem elevar a chance de doenças cardíacas, AVC e até mesmo câncer.

O psicólogo pode ajudar no tratamento dessas questões, como trauma, dificuldades, culpa, tristeza, conflitos, problemas nos relacionamentos, baixa autoestima, medos, perdas, depressão, ansiedade, entre outros transtornos. Além disso, a terapia também pode ajudar na prevenção das dores emocionais, pois promove autoconhecimento, autoconfiança, mudança de atitude e desenvolvimento.

Mitos e verdades sobre a terapia

Apesar de a psicoterapia crescer exponencialmente a cada ano, a prática ainda é rodeada por mitos e inverdades. Muitos ainda acreditam, por exemplo, que terapia é para “loucos”, sendo que, na realidade, qualquer pessoa pode procurar cuidar da saúde mental, não sendo necessário esperar que algum problema aconteça para buscar ajuda. Outro mito comum é ouvir que quem procura terapia é “fraco” ou “tem a cabeça fraca”. Um dos princípios fundamentais da terapia é ter que olhar para si próprio e realizar reflexões, o que exige coragem e determinação.

A terapia, muitas vezes, também é vista como “punição”, especialmente quando envolve crianças. Nas escolas, por exemplo, quando o aluno faz algo errado, é levado para um psicólogo ou pode sofrer alguma ameaça de ser encaminhado para a terapia. A psicologia infantil está muito longe de representar um “castigo”, pelo contrário, ela oferece espaço de acolhimento no qual as crianças poderão expressar os seus sentimentos e compreendê-los.

Outros mitos comuns generalizam a terapia como se ela fosse “só para ricos” ou como se a terapia fosse a mesma coisa que conversar com amigos ou alguém próximo. A psicologia é uma ciência, possui método, técnica e comprovação. O profissional é preparado para fazer o acolhimento, ouvir e aconselhar, mas também ressignificar a vida do paciente e apoiar o desenvolvimento psíquico, possibilitando que a pessoa se conheça melhor e tenha condições de resolver os seus conflitos. Há inúmeros profissionais no mercado, que cobram valores variados. A psicoterapia também é oferecida de maneira gratuita pelos órgãos de saúde. Portanto, pode e deve ser feita por todas as classes sociais e em todas as idades, nas situações onde houver necessidade emocional ou comportamental. Aqui na PSISEG, procuramos oferecer as melhores condições para os nossos pacientes, customizando a sessão de acordo com a sua necessidade.

Atendimento online

Os pacientes têm cada vez mais procurado o atendimento virtual, seja pela facilidade do on-line ou mesmo pela pandemia do COVID-19. A psicoterapia on-line é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (Resolução CFP nº 11/2018 e Resolução CFP nº 04/2020), autorizando o atendimento psicológico por meios tecnológicos de comunicação à distância.

No atendimento virtual, as exigências previstas na atuação do psicólogo são mantidas, resguardando todos os princípios éticos que a profissão exige. Dessa forma, assim como nos consultórios, a confidencialidade das informações e o sigilo são fundamentais.

Muitas pesquisas têm mostrado que o atendimento on-line tem sido bastante positivo, seja pela flexibilidade de horário que o atendimento a distância proporciona, assim como a vantagem de poder continuar as sessões caso o paciente esteja em outra cidade.

Seja presencialmente ou virtualmente, a PSISEG está pronta para te acolher! Consulte o nosso atendimento e marque a sua consulta!

Como podemos lhe ajudar?

Possui alguma dúvida ou está passando por algum problema? Envie-nos uma mensagem hoje mesmo e vamos conversar.

    https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco_m.png

    Visite-nos nas redes sociais:

    https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco.png

    Visite-nos nas redes sociais:

    © Copyright 2020 – PSISEG – Todos os direitos reservados.

    © Copyright 2020 – PSISEG – Todos os direitos reservados.