HomeSST Ergonomia

Um dos principais fatores para uma empresa ter um bom ambiente de trabalho é o cuidado com aspectos ergonômicos. Ruído, cadeiras inadequadas, má iluminação, entre outros problemas, afetam diretamente a saúde física e psicológica do trabalhador. Por isso, o Ministério do Trabalho estabeleceu a Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17), que trata da Ergonomia no Trabalho.

De acordo com a NR 17, as empresas precisam realizar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para prevenir doenças ocupacionais e melhorar a relação do trabalhador e seu ambiente laboral, tanto pensando no aspecto físico, quanto psicológico. Para fazer essa análise é preciso levar em conta todos os riscos que cada ambiente pode oferecer ao empregado.

Algumas atividades exigem movimentos repetitivos ou levantamento de peso e cargas, que se não forem feitas com os cuidados necessários podem gerar uma série de prejuízos à saúde. Outros riscos, como jornadas de trabalho prolongadas ou até mesmo o ritmo excessivo de trabalho, também podem gerar danos psicológicos. Para evitar esses problemas, é preciso investir em ações de melhoria, como ginástica laboral, pausas ao longo do dia e até adoção de equipamentos de trabalho adequados.

São muitos os benefícios que a Ergonomia pode oferecer para as empresas e ao trabalhador. Desde o aumento da produtividade até a diminuição do absenteísmo e afastamento por doenças ocupacionais. Para implementar essas melhorias, é preciso realizar treinamentos para capacitar empregados e realizar mudanças no ambiente.

A PSISEG oferece todo o tipo de consultoria em ergonomia e bem-estar nos ambientes organizacionais. Do cumprimento da NR 17 ao acompanhamento psicológico dos trabalhadores, nossa equipe é altamente especializada para implementar boas práticas na sua empresa.

Vamos Conversar?

Fale com nossos especialistas hoje mesmo e veja qual solução podemos oferecer para a sua empresa.

https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco_m.png

Visite-nos nas redes sociais:

https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco.png

Visite-nos nas redes sociais:

© Copyright 2020 – PSISEG – Todos os direitos reservados.

© Copyright 2020 – PSISEG – Todos os direitos reservados.