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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, como salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, entre outros. Além do recolhimento da contribuição previdenciária, as empresas são responsáveis por transmitir uma série de dados sobre seus empregados para que os trabalhadores tenham direito aos benefícios, por isso, as organizações precisam estar em dia com a comunicação ao INSS.

Entre as obrigatoriedades do empregador em relação ao INSS está a Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT), isto é, o envio à Previdência Social sobre todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades. Além disso, as organizações também são responsáveis pelo Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), documento exigido pelo INSS para comprovar a exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde.

Para evitar o descumprimento das normas de segurança do trabalho e estar em dia com todos os documentos exigidos pelo INSS, entre em contato com a PSISEG. Temos especialistas que podem oferecer consultoria nos mais diversos serviços, desde o envio da documentação para eSocial, como também o auxílio na prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

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