SST Segurança do Trabalho: A importância para a empresa e o colaborador

Quando se fala em segurança do trabalho é um assunto muito importante, que, quando levado a sério pelas empresas, pode evitar acidentes e salvar vidas. Como veremos abaixo, é obrigação de toda empresa fornecer cursos, capacitar e treinar seus colaboradores sobre a segurança do trabalho. Desta forma, observamos um pouco mais sobre a segurança do trabalho, quais os riscos que você pode correr ao não realizar esse treinamento.

 

A importância de treinar

O treinamento de segurança do trabalho é fundamental e obrigatório que toda empresa realiza com seus colaboradores. Pois a principal importância desse treinamento é orientar e tentar prevenir acidentes no local de trabalho. Para que todas as medidas de prevenção sejam tomadas é muito importante que todos os colaboradores estejam treinados. Desta forma, será possível cada funcionário agir de forma adequada quando for realizar algum serviço.

É importante lembrar que, no treinamento é necessário que os colaboradores aprendam todas as normas de segurança, e a forma correta de como usar os equipamentos. Então, uma empresa responsável que faz corretamente o treinamento da segurança do trabalho, muitas vezes consegue prevenir acidentes, e também consegue fortalecer a imagem da empresa.

Além de prevenir acidentes e salvar a vidas dos colaboradores, o treinamento de segurança pode trazer vários benefícios para a empresa como:

  • Melhor qualidade de vida no trabalho;
  • Aumenta de confiança entre colaborador e empresa;
  • Redução de custo com afastamentos;
  • Aumento da produção da empresa;

 

Quais riscos os colaboradores/empresas sofrem com a falta de conhecimento?

O primeiro risco que, provavelmente, uma empresa terá em não realizar o treinamento da segurança do trabalho será um acidente de trabalho.

Sem a capacitação, a vida, a saúde dos colaboradores e também a empresa ficam ameaçados, com o risco de ter graves acidentes. Ou seja, sem conhecimento o colaborador fica mais propício a se machucar no ambiente de serviço.

A empresa que se recusa fazer o treinamento de segurança do trabalho, pode ser multada pelos órgãos competentes. Desta forma, a empresa que não passa treinamento, perde sua credibilidade com os colaboradores, deixando sua imagem comprometida.

 

Já executei a função, para que treinar?

O treinamento de simulação de acidentes ajuda os colaboradores a saberem como reagir em determinadas situações. Por isso, é importante realizar todos os treinos de segurança do trabalho, para que assim você sempre possa estar preparado.

 

A importância da utilização do EPI

O equipamento de proteção individual, mais conhecido como EPI, é de extrema importância dentro da empresa.

O EPI é essencial para a proteção individual de cada colaborador no ambiente de serviço. Desta forma, o uso de proteção individual é uma determinação obrigatória entre as normas da segurança do trabalho.

Os equipamentos de proteção devem ser fornecidos de forma gratuita a todos os trabalhadores da empresa. Além disso, é dever dos supervisores das empresas fazerem com que os colaboradores façam o uso correto do equipamento de proteção.

É importante lembrar que os equipamentos de proteção devem ser usados durante todo o tempo de expediente. Contudo, é necessário que a empresa sempre mantenha os equipamentos de proteção em bons estados de uso, para que assim possam garantir a segurança do trabalhador.

É  imprescindível que a empresa realize o treinamento de segurança, pois nesse treinamento os funcionários verão como manusear os equipamentos de proteção, e a importância de usá-lo para proteger de futuros acidentes.

 

A importância de conhecer as NRs

As NRs são normas regulamentadoras elaboradas para segurança do trabalho, que foram criadas pelo Ministério do Trabalho.

Em outras palavras, são regras de segurança que tem como finalidade garantir a segurança e a saúde dos profissionais de uma empresa.

Então, veremos abaixo porque é tão importante uma empresa e seu colaborador conhecerem as normas regulamentadoras.

  • Protege os funcionários e a empresa: Ficar por dentro das normas, é deixar a empresa mais protegida, pois os riscos em se ter acidentes de trabalho serão menores. Desta forma, os colaboradores e a empresa estarão mais conscientes e prevenidos contra acidentes, garantido assim uma excelente segurança do trabalho.
  • Evita multas: Como conhecer as normas regulamentadoras é uma obrigação que todas as empresas devem passar para seus colaboradores, então para que a empresa não seja multada por órgãos competentes, é de extrema importância, passar todas as normas no curso de segurança do trabalho.
  • Salva vidas e melhora a imagem da empresa: A importância de saber as normas regulamentadoras podem salvar a vida dos colaboradores, pois eles poderão ter mais ciência sobre a segurança do trabalho. Desta forma, os acidentes muitas vezes poderão ser evitados, melhorando assim a imagem da empresa.

 

Quais riscos eu estou exposto no meu ambiente de trabalho?

Em todo e qualquer trabalho que seja feito, certamente, você estará exposto a algum tipo de risco, seja de um risco mais leve ou o mais perigoso que for.

O Ministério do Trabalho classifica cinco riscos que você pode ter dentro de uma empresa. A classificação dos riscos é composta por diferentes cores, para separar o grau de risco que você pode correr naquele emprego.

  • Cor Azul – classificação de riscos mecânicos: Nessa classificação de risco, está relacionada com risco de acidentes com máquinas, ferramentas entre outros. São riscos que poderão te machucar, caso ocorra um acidente de trabalho.
  • Cor amarela – classificação de riscos ergonômicos: Está relacionada ao esforço físico, levantamento de pesos, postura inadequada entre outros. Em outras palavras, são riscos que ao longo do tempo podem trazer prejuízos para seu corpo, como por exemplo, um desgaste de coluna.
  • Cor Marrom – classificação de riscos biológicos: É quando no seu trabalho você está correndo o risco de contrair bactérias, vírus, fungo, parasitas e entre outros que podem danificar sua saúde.
  • Cor Vermelha – classificação de riscos químicos: é quando no seu serviço você está exposto a substâncias ou produtos químicos que podem prejudicar sua saúde.
  • Cor Verde – classificação riscos físicos: É quando você está muito exposto ao frio ou a um calor com pressões anormais, tudo aquilo que pode danificar sua condição física.

Então, só é possível ficar informado sobre todos os riscos de trabalho através do curso de segurança do trabalho.

 

O treinamento pode ser realizado online e presencial?

Como vimos acima, o treinamento de segurança do trabalho é fundamental e deve ser passado para o colaborador, mas uma pergunta fica no ar: como fazer esse curso?

Segundo o Ministério do Trabalho, é possível realizar o treinamento de segurança do trabalho online, dependendo do grau de risco do seu serviço.

Desta forma, é permitido que o empregador ofereça algumas modalidades do curso de segurança do trabalho online. Se for um grau de risco mais avançado, certamente terá que fazer a maior parte das modalidades presencial.

Esperamos que as informações acima ajudem você colaborador ou empreendedor, a compreender que é fundamental para a segurança de todos, que a empresa em geral esteja treinada para evitar acidentes de trabalho.

Criar um ambiente em que todos estejam em dia com a segurança do trabalho é benéfico para ambas as partes.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios