Psicologia Qual o papel do psicanalista?

Hoje, dia 06 de maio, é o dia do Psicanalista. Mas você sabe o que é Psicanálise e qual o papel do profissional da área?

Da mesma forma que o psicólogo e psiquiatra, o psicanalista também é um profissional que cuida da saúde mental de seus pacientes. O que gera confusão é em relação ao papel específico que ele desempenha.

 

O que é Psicanálise?

No século XIX, Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise. Isso ocorreu porque nem todos os pacientes respondiam aos métodos que existiam na época para tratamento da saúde mental. Seu principal conceito é a apuração do inconsciente, que Freud acreditava ser responsável por controlar o indivíduo. Por essa ótica, as manifestações inconscientes seriam as causas dos problemas que perturbam as pessoas.

Em grande parte, os estudos de Freud remetiam a fatos da infância, que seriam os responsáveis por nossas atitudes anormais, assim como lembranças, impulsos e desejos reprimidos. Por permanecerem no inconsciente, não temos capacidade de compreendê-los por completo.

Com isso, surge a angústia e a urgência de buscar respostas. Esse método terapêutico busca desvendar os mistérios inerentes ao nosso ser.  Podemos dizer que a principal função do psicanalista é ajudar a superar traumas, medos e dores emocionais a partir da análise do inconsciente. Por outro lado, o psicólogo usa de métodos para auxiliar o paciente a interromper ciclos de comportamentos que prejudiciais à construção de hábitos saudáveis.

 

O papel do psicanalista

Apesar de ser parecida com a psicoterapia, a análise é um processo mais longo. Nela, o profissional averigua a mente em busca de possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Um comportamento negativo pode estar relacionado a um acontecimento esquecido e, por isso, busca-se descobrir o que realmente ocorreu.

A análise é feita a partir de padrões no discurso, linguagem não verbal e tópicos que podem despertar desconforto. Em seguida, questionamentos são levantados para estimular o paciente na conscientização de seus sentimentos e compreensão das ações comandadas pelo inconsciente.

Além das situações, os relacionamentos com pais, parentes, amigos, professores e a mais variadas dinâmicas sociais também têm impacto na percepção de vida e na personalidade de um indivíduo.

Quando chega no fim do tratamento, o paciente deve estar apto a lidar com eventos cotidianos com mais tranquilidade e leveza. As questões que antes lhe causavam incômodo, passam a não ser mais impedimentos.

 

O que o psicanalista pode tratar?

Os problemas são os mesmos tratados pelo psicólogo e pelo psiquiatra. A diferença se manifesta apenas na abordagem.

 

Quando procurar um psicanalista?

Quem deseja entender a raiz seus problemas, as próprias motivações e comportamentos podem procurar um psicanalista. Ela também pode ajudar, em especial, pacientes que foram expostos a experiências traumáticas e necessitam ressignificar as memórias e emoções.

Na Psiseg, temos profissionais que tratam a saúde mental por meio da Psicanálise. Para saber mais, entre em contato com nosso atendimento e conheça a equipe.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco_m.png

Visite-nos nas redes sociais:

https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco.png

Visite-nos nas redes sociais:

© Copyright 2021 – PSISEG – Todos os direitos reservados.

© Copyright 2021 – PSISEG – Todos os direitos reservados.