PsicologiaRH A importância da autoestima no trabalho

A autoestima está diretamente associada ao autoconhecimento, autoaceitação e o amor próprio. Ela representa a visão que temos sobre nós mesmo e tê-la bem desenvolvida é benéfico à saúde mental.

Em termos de carreira, a autoestima também é relevante. Um profissional que tem uma visão positiva sobre si mesmo, se mantém motivado a seguir um caminho de desenvolvimento contínuo. Uma pessoa pouco confiante acaba levando tal característica para a esfera profissional. Assim, terá medo de encarar desafios e assumir riscos, podendo comprometer o desenvolvimento e comprometer o desempenho.

 

Como a autoestima profissional interfere na carreira?

Ter autoestima profissional elevada é a capacidade de reconhecer suas habilidades, valorizar o próprio potencial e, sobretudo, confiar em si mesmo.

Atualmente, com a grande concorrência no mercado de trabalho, se destaca quem demonstra desejo de contribuir para o crescimento da empresa. Profissionais com autoestima elevada conseguem se posicionar de maneira confiante, contribuir com ideias e lidar melhor com a ocorrência de erros.

 

Características de pessoas com baixa autoestima no trabalho

  • Dificuldade para aceitar os próprios erros e lidar com críticas;
  • Hábito de tentar encontrar culpados para todos os problemas;
  • Tendência à procrastinação;
  • Necessidade de competir com os colegas;
  • Sensação de incapacidade de realizar as tarefas;
  • Dificuldade de falar o que pensa e expor suas ideias;
  • Hábito de reclamar e enxergar o lado negativo das coisas;
  • Necessidade de inferiorizar as pessoas.

 

Como aumentar a autoestima no trabalho e na vida

Preparamos algumas dicas para te impulsionar na jornada de construção da sua autoestima profissional:

Reconheça sua capacidade: Antes de mais nada, é preciso acreditar em si para tomar qualquer atitude no sentido de crescimento e desenvolvimento. Portanto, confie no seu potencial, ele o combustível para seguir em frente.

Desenvolva novas habilidades: Identifique os pontos precisa desenvolver. Mas saiba que o processo de desenvolvimento precisa de tempo, então, seja paciente consigo mesmo.

Acompanhe suas realizações diárias: Se conseguiu fazer algo simples, sinta-se feliz com isso. Esse reconhecimento irá ajudar a fortalecer a autoestima.

Saiba que é natural ter a autoconfiança abalada em alguns momentos: Às vezes, é natural ter a autoconfiança abalada ao fracassar em um projeto ou ouvir um comentário ruim. Então, acolha o sentimento e permita que vá embora naturalmente.

Esteja perto de pessoas que te incentivam: Estar ao lado de pessoas que te incentivam e reconhecem seus êxitos é uma maneira de aprender a se apreciar cada vez mais.

Desafie-se e saia da zona de conforto: Permita-se desbravar novas possibilidades no trabalho. Tome você a iniciativa e encontre formas de aprender e fazer coisas novas.

Aceite elogios quando receber: Existem pessoas que quando recebem elogios, pensam que as palavras foram ditas apenas por educação. Se for o seu caso, comece a realmente receber os elogios, se observar e confirmar que foram sinceros.

Mantenha uma postura positiva: Não significa fechar os olhos para as coisas ruins e sim enxergá-las com otimismo. Se a sua intenção é fortalecer sua autoestima, busque se tornar mais positivo e valorizar as coisas boas.

Contribua para o crescimento da empresa: Se você tiver o desejo genuíno de contribuir para o crescimento da empresa, isso irá te motivar a dar o seu melhor. Assim, verá sua autoestima se fortalecer através do seu empenho em evoluir a cada dia.

Ouça com atenção os feedbacks que receber: Se você costuma receber esse tipo de retorno como uma crítica, procure mudar sua percepção e veja como uma oportunidade de aprender e se desenvolver.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios

https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco_m.png

Visite-nos nas redes sociais:

https://www.psiseg.com.br/wp-content/uploads/2020/03/psiseg_logo_braco.png

Visite-nos nas redes sociais:

© Copyright 2021 – PSISEG – Todos os direitos reservados.

© Copyright 2021 – PSISEG – Todos os direitos reservados.