RH Clima organizacional: como torná-lo saudável

O clima organizacional é o indicador de satisfação de todos os colaboradores sobre a empresa e todos os aspectos que integram sua cultura, em especial aos que implicam diretamente na qualidade do ambiente de trabalho. Em outras palavras, o clima organizacional pode ser definido como a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente ocupacional. A pesquisa organizacional é a ferramenta certa para auxiliar nesse diagnóstico. 

As atitudes praticadas pela empresa são o que influenciam a percepção dos colaboradores e são essas decisões que acabam por refletir em sua produtividade e satisfação.

 

Como avaliar o clima da empresa? 

A pesquisa organizacional é uma ferramenta usada para medir o nível de satisfação dos colaboradores em relação a forma como são tratados, seu bem-estar e sobre a maneira como interagem uns com os outros. 

A motivação dos colaboradores é o fator mais importante no que diz respeito ao desempenho e produtividade da equipe. A felicidade e a satisfação são a chave para os bons resultados. E, portanto, é papel dos profissionais de RH encontrar maneiras de promover e manter um bom clima organizacional. 

A melhor forma de diagnosticar a situação é através dos próprios funcionários, ouvindo-os constantemente. A ferramenta mais eficiente para chegar às conclusões necessárias é a Pesquisa de Clima Organizacional. 

 

Principais indicadores para medir o Clima Organizacional

Confira os indicadores essenciais para diagnosticar os fatores de Clima Organizacional: 

  1. Taxa de turnover

É uma métrica que indica quantos funcionários foram contratados e desligados em um determinado período. A taxa vira sinal de alerta quando ultrapassa 5%. 

Mau relacionamento, poucos desafios profissionais e salário abaixo da média estão entre os principais fatores que culminam em uma alta de turnover

A realização de entrevistas de desligamentos bem estruturadas para entender as causas reais do desligamento e o investimento em um processo de recrutamento e seleção assertivos são estratégias para diminuir a taxa. 

2. Absenteísmo 

É o indicador de percentual e motivos de faltas e atrasos da equipe. Os dados colhidos são fundamentais para entender os aspectos cotidianos que podem contribuir para o aumento de faltas. As justificativas mais comuns são problemas de saúde, que podem estar ligados ao ambiente insalubre, altas cargas de estresse e sobrecarga de tarefas, além de atritos entre funcionários e problemas pessoais. É papel da empresa observar e oferecer ajuda. 

3. Produtividade

Quando os resultados começam a diminuir, a queda da qualidade do ambiente de trabalho pode ser o motivo. E isso ocorre porque colaboradores engajados produzem mais e com mais qualidade do que funcionários desmotivados. 

4. Comunicação assertiva 

Todo profissional tem a necessidade de se sentir valorizado. Para que isso ocorra, é necessário ter canais de comunicação bem estruturados, usar linguagem adequada. A comunicação deve ser feita de forma simples e clara, para que o entendimento seja fácil para todos. 

5. Índices de reclamações trabalhistas 

Medir o grau de insatisfação grave de funcionários e ex-funcionários é uma das métricas mais importantes porque revela falhas da gestão, de cumprimento às leis trabalhistas e de oferecimento de condições adequadas de trabalho. 

 

Minha empresa está doente, e agora? 

Após realizar a pesquisa organizacional e acabar por detectar falhas, é o momento de praticar ações que contribuam para melhorar a satisfação dos funcionários. 

As medidas devem ser analisadas de acordo com o perfil da empresa, mas geralmente apontam para bons resultados, confira:

  1. Investimento em bem-estar: como estrutura ergonômica adequada e necessária para evitar dores e lesões, acesso a plano de saúde e odontológico. 
  2. Treinamentos para equipes: atividades desde o momento da contratação até reciclagens de colaboradores, treinamentos podem ser realizados fora da empresa para sair da rotina e renovar energias. 
  3. Investimentos em educação: Disponibilizar programas em parceria com instituições de graduação e pós-graduações. 
  4. Flexibilidade de horários: Ter um horário de trabalho rígido não garante a entrega de resultados, ter flexibilidade de horário possibilita que o funcionário equilibre melhor a rotina de trabalho com sua vida pessoal. 

Agora que você já entendeu a importância do clima organizacional, é hora de aplicar as medidas de melhoria em sua empresa!

 

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