Uncategorized É Papel das empresas prevenir a Síndrome do Esgotamento Profissional 

O impacto da Síndrome de Burnout no desempenho e produtividade do colaborador gera  efeitos negativos e em cascata para as empresas, uma vez que resulta em esgotamento de  recursos emocionais para lidar, por exemplo, como tomadas de decisão, entregas de  demandas e um ambiente saudável. 

A melhor forma de evitar e prevenir a Síndrome de Burnout é a adoção de condutas  específicas, tanto pelo colaborador, quanto pelas empresas. 

O esgotamento mental e físico dos colaboradores pode trazer prejuízos na saúde e  segurança no local de trabalho. Segundo o levantamento da Universidade de Standford, 55%  dos 7 mil médicos dos EUA relatam que possuem sintomas de burnout e 10% admitiram que  cometeram alguma falha grave nos últimos 3 meses. 

No Brasil, 72% da população economicamente ativa no País está estressada – desta parcela,  cerca de 30% é vítima da Síndrome de Burnout. Os dados são da Internacional Stress  Management Association e servem de alerta para as empresas. 

Gestores ativos podem reduzir os impactos da Síndrome de Burnout 

A saúde emocional dos profissionais não é um tema restrito às suas vidas pessoais: o  contexto de trabalho é fator determinante para desenvolvimento da Síndrome de Burnout,  portanto é responsabilidade do empregador movimentar-se para garantir prevenção,  acolhimento e tratamento daqueles prejudicados pelo distúrbio. 

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o diagnóstico de Burnout e o tratamento  devem ser feitos por profissionais especialistas na área. É por isso que, necessariamente, a  gestão das empresas deve contar com a orientação de profissionais de saúde indicados  para identificar e orientar para o melhor tratamento em cada caso. 

Empresas que contam com parceiros especializados têm melhores resultados 

Para promover saúde mental e física do seu time e da sua empresa, é preciso adotar  estratégias que ajudem a diminuir o estresse e a pressão no ambiente profissional.  Felizmente, é possível evitar e reverter o quadro de Burnout – e impedir que contamine a  sua equipe e a vida pessoal do colaborador. 

A PsiSeg, por exemplo, dá suporte a empresas que se posicionam de forma responsável e  estratégica no cuidado da saúde emocional de seus colaboradores. O diagnóstico é,  basicamente, feito de forma clínica, onde é levantado o histórico do paciente e estudado  criteriosamente o seu caso em relação ao seu envolvimento e a sua experiência no ambiente  de trabalho. Para exercer este papel, a empresa parceira pode conduzir seus profissionais  para receber o apoio psicológico necessário – além disso, amigos e familiares podem auxiliar 

nos primeiros sintomas, ajudando a reconhecer os sinais que a pessoa pode estar  precisando de ajuda. 

O tratamento da Síndrome de Burnout envolve o acompanhamento por meio da  psicoterapia, que pode durar em média de um a três meses conforme o quadro de cada  paciente. Além disso, uma rotina saudável atrelada com atividade física, relaxamento e a  busca de outras atividades de relaxamento, contribuem para a melhoria da saúde do  paciente. 

Para saber mais sobre este tema, entre em contato com a PsiSeg!

 

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