O impacto da Síndrome de Burnout no desempenho e produtividade do colaborador gera efeitos negativos e em cascata para as empresas, uma vez que resulta em esgotamento de recursos emocionais para lidar, por exemplo, como tomadas de decisão, entregas de demandas e um ambiente saudável.
A melhor forma de evitar e prevenir a Síndrome de Burnout é a adoção de condutas específicas, tanto pelo colaborador, quanto pelas empresas.
O esgotamento mental e físico dos colaboradores pode trazer prejuízos na saúde e segurança no local de trabalho. Segundo o levantamento da Universidade de Standford, 55% dos 7 mil médicos dos EUA relatam que possuem sintomas de burnout e 10% admitiram que cometeram alguma falha grave nos últimos 3 meses.
No Brasil, 72% da população economicamente ativa no País está estressada – desta parcela, cerca de 30% é vítima da Síndrome de Burnout. Os dados são da Internacional Stress Management Association e servem de alerta para as empresas.
Gestores ativos podem reduzir os impactos da Síndrome de Burnout
A saúde emocional dos profissionais não é um tema restrito às suas vidas pessoais: o contexto de trabalho é fator determinante para desenvolvimento da Síndrome de Burnout, portanto é responsabilidade do empregador movimentar-se para garantir prevenção, acolhimento e tratamento daqueles prejudicados pelo distúrbio.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o diagnóstico de Burnout e o tratamento devem ser feitos por profissionais especialistas na área. É por isso que, necessariamente, a gestão das empresas deve contar com a orientação de profissionais de saúde indicados para identificar e orientar para o melhor tratamento em cada caso.
Empresas que contam com parceiros especializados têm melhores resultados
Para promover saúde mental e física do seu time e da sua empresa, é preciso adotar estratégias que ajudem a diminuir o estresse e a pressão no ambiente profissional. Felizmente, é possível evitar e reverter o quadro de Burnout – e impedir que contamine a sua equipe e a vida pessoal do colaborador.
A PsiSeg, por exemplo, dá suporte a empresas que se posicionam de forma responsável e estratégica no cuidado da saúde emocional de seus colaboradores. O diagnóstico é, basicamente, feito de forma clínica, onde é levantado o histórico do paciente e estudado criteriosamente o seu caso em relação ao seu envolvimento e a sua experiência no ambiente de trabalho. Para exercer este papel, a empresa parceira pode conduzir seus profissionais para receber o apoio psicológico necessário – além disso, amigos e familiares podem auxiliar
nos primeiros sintomas, ajudando a reconhecer os sinais que a pessoa pode estar precisando de ajuda.
O tratamento da Síndrome de Burnout envolve o acompanhamento por meio da psicoterapia, que pode durar em média de um a três meses conforme o quadro de cada paciente. Além disso, uma rotina saudável atrelada com atividade física, relaxamento e a busca de outras atividades de relaxamento, contribuem para a melhoria da saúde do paciente.
Para saber mais sobre este tema, entre em contato com a PsiSeg!