Socializar quando se é tímido ou introvertido não é tão fácil assim, não é mesmo? A voz não sai direito ao falar com um grupo de pessoas desconhecidas, dificuldade de demonstrar o conhecimento que você adquiriu, respiração ofegante… Fazer amizades pode ser uma tarefa difícil e seu círculo social fica pequeno.
A timidez é construída. O tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição são fatores que podem levar a ela. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.
Mas não se preocupe, é possível vencer a timidez e pode nem ser tão complicado quanto parece!
O que é timidez?
A timidez é um sentimento que pode ser definido como um medo ou receio extremo quando estamos diante de uma situação de exposição. Ou seja, quando existe o medo de sermos julgados por outras pessoas.
É importante dizer que não é um sentimento que nasce de um dia para o outro. A timidez começa a se desenvolver na infância. Na psicologia, a timidez é definida como uma característica da personalidade e, portanto, está diretamente relacionada à nossa maneira de ser e agir.
Ser tímido não é algo necessariamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e nos relacionamentos.
Causas da timidez
Por que nos sentimos tímidos? Há algumas causas para este sentimento:
Medo de não ser aceito: Como forma de prevenir algum comportamento que seja considerado inadequado, a pessoa tende a se retrair para que, assim, não corra o risco de ser excluída do grupo.
Insegurança: O medo de não ser aceito desencadeia a insegurança, visto que afeta diretamente a credibilidade do indivíduo em sua própria capacidade e seu potencial. O resultado é um nervosismo extremo, no qual as palavras se embaralham e a pessoa não consegue expressar o que pensa.
Ausência de algumas habilidades sociais: Participar de encontros sociais faz com que a pessoa se retraia e apenas ouça o que os outros têm a dizer. Geralmente, indivíduos tímidos não possuem muitos amigos exatamente por essa dificuldade em enfrentar o desconhecido.
Querer sempre fazer tudo de forma perfeita: Essa necessidade culmina em uma preocupação excessiva com os possíveis erros. E isso gera vergonha e medo de se arriscar.
Como superar a timidez?
Apesar de parecer que não há o que fazer para deixar de ser tímido, existem algumas estratégias que podem ser praticadas aos poucos para que, assim, se consiga ter uma vida com mais qualidade. Sugerimos o seguinte:
Aceitar-se do jeito que é: Quando a pessoa se aceita como é, o sentimento deixa de ser um tabu. É importante que as dificuldades sejam vistas como algo normal de todos os seres humanos. Além disso, uma das melhores maneiras de superar o medo e aumentar o autoconhecimento é através da psicoterapia.
Obrigar-se: Sempre que vem o desconforto, a primeira coisa que temos é a vontade de desistir, mas esta é uma atitude nociva que permite que a timidez tome cada vez mais espaço. Mesmo que pareça difícil, o ideal é que a gente se force a cumprir o objetivo.
Sair da zona de conforto: Quando saímos da zona de conforto, lutamos contra a sensação de nos sentirmos deslocados. Aos poucos, encarar situações novas e diferentes vai ficando mais fácil.
Respeite-se: Respeite seus limites e os momentos que você realmente achar que são necessários de estar mais “isolado”. Nem todo mundo precisa de situações sociais com frequência.
Por mais que pareça difícil, é muito importante não desanimar e ir, aos poucos, se livrando de dos sentimentos que acompanham a timidez! Permita-se!


