SST Acidente de trabalho: dúvidas relevantes

Você sabe o que é acidente de trabalho? Como ele se configura? E quando isso ocorre? As regras para evitar o acidente de trabalho mudaram muito ao longo do tempo, é importante saber quais são as principais alterações. Por isso, hoje vamos explicar tudo para que você possa se manter informado.

Muitas pessoas pensam que acidente de trabalho é um acidente que acontece apenas local de trabalho. Mas ele é muito mais que isso, e envolve muito mais coisas como nós vamos ver adiante. As medidas preventivas, por muito tempo, foram desconhecidas pelos trabalhadores, mas hoje em dia muita gente sabe e se beneficia graças a ele.

Por isso, vamos saber tudo a respeito do acidente de trabalho e seus impactos dentro da empresa.

 

O que é acidente de trabalho?

O acidente de trabalho se configura quando o trabalhador se acidenta a serviço da empresa, ou no seu local de trabalho. Embora isso seja algo que pode ser relacionado apenas a acidentes físicos, o acidente de trabalho não se trata apenas disso, mas de toda e qualquer doença ou danos relacionados ao trabalho.

Por isso qualquer doença relacionada ao trabalho pode ser considerada um acidente de trabalho. Alguns exemplos muito comuns são tendinite (que muitas vezes é causada pelo excesso de digitação), hérnia de disco (causada por permanecer muito tempo sentado ou por carregar muito peso). Esses são apenas dois exemplos muito comuns. No entanto, as doenças emocionais também podem ser caracterizadas como acidente de trabalho.

Burnout e depressão são dois exemplos muito recorrentes de doenças ocupacionais, ou seja, as doenças relacionadas ao estresse no ambiente de trabalho. Isso só nos mostra que o acidente de trabalho é bem mais amplo do que muita gente imagina.

E ao contrário do que algumas pessoas pensam, o acidente no trajeto de casa para o trabalho ou do trabalho para casa, ainda é considerado acidente de trabalho. Assim como um possível acidente sofrido em um trabalho externo, também se configura como acidente de trabalho.

Como podemos observar, o acidente de trabalho contempla, de fato, todas as situações que um trabalhador possa sofrer alguma lesão física e emocional, devido ao seu trabalho.

 

Quais as principais causas?

O acidente de trabalho pode ser causado por diversos fatores que seriam até difíceis de serem todos aqui elencados, mas podemos destacar as principais causas que fazem os colaboradores se acidentarem.

Vamos ver quais são as causas do acidente de trabalho atualmente. Para facilitar, vamos destacar física e ergonômica.

  • Causas Ergonômicas: Esforço repetitivo, muitas horas sem se movimentar,
  • Causas Psicológicas: estresse, pressão psicológica, assédio moral.
  • Causas Físicas: Falta de sinalização, obras inacabadas, equipamentos sem manutenção, falta de uso de EPI.

Essas não são as únicas, mas, com certeza, são as principais causas dos acidentes de trabalho. Aqui, apenas estamos pontuando as principais, seja para que as empresas não repitam os erros, seja para os empregados sejam cautelosos para não se acidentarem.

 

Quais ações devem ser tomadas por parte das empresas para prevenir o acidente de trabalho?

Por parte das empresas, existem algumas ações que podem ser tomadas para que sejam evitados que os colaboradores se acidentem. Às vezes, pequenas ações podem fazer toda diferença e podem evitar até a morte.

Por isso, vamos ver algumas ações para que os problemas sejam minimizados e até mesmo resolvidos. É importante lembrar que todas essas medidas devem ser tomadas por parte da empresa com colaboração dos seus funcionários. Portanto vamos a elas:

  • Placas de sinalização: Elas são fundamentais para evitar acidentes, seja para avisar aos colaboradores de um piso molhado ou uma obra, elas evitam muitos acidentes e que pessoas tenham queda ou entrem em locais que não possam ser acessados. E com elas, as empresas evitam ter problemas por acidentes por falta de sinalização.
  • Pesquisas de opinião: Nas pesquisas de opinião, pode-se montar um termômetro de como anda o ambiente de trabalho, e possíveis problemas. Muitas pessoas não levam isso em consideração, mas uma pesquisa de opinião pode ser fundamental para medir e evitar diversos problemas, dentre eles, acidentes de trabalho causados pelo estresse e outras condições psicológicas.
  • Terapia: Embora isso não seja muito comum em todas as empresas, sessões de terapia podem surtir um grande efeito, tanto com relação a prevenir doenças, quanto à produtividade, elas são essenciais para que os colaboradores possam sentir-se acolhidos.
  • Promover a segurança no trabalho: Seja através de folhetos informativos, ou de ações que estimulem os colaboradores a se movimentar e conscientizar que a segurança do trabalho envolve a ação de todos, é fundamental incluir o trabalhador na segurança do trabalho.

Essas são apenas algumas medidas para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e evitar acidentes. É preciso lembrar que, por mais que a segurança no ambiente seja uma responsabilidade mútua entre empresa e colaborador, a instituição deve promover e possibilitar ações preventivas de segurança.

 

Como agir após um acidente de trabalho

Um acidente de trabalho sempre é uma situação complicada, mas como agir após o acontecido? Essa pode ser uma pergunta muito comum, mas é preciso saber o que fazer após um acidente de trabalho, pois não é uma situação fácil. Nós vamos dar algumas dicas do que fazer após um acidente de trabalho.

Vamos ver o que fazer em uma situação tanto em um acidente físico quanto ocupacional:

Acidente no local de trabalho: No caso de uma queda, lesão ou fratura no local de trabalho, a primeira ação é tirar os curiosos do local, isolar o local onde se encontra a pessoa lesionada, chamar o socorro especializado e tratar para que o colaborador possa ser atendido em todas suas necessidades.

Após o fato, é preciso que a empresa investigue o que ocasionou o acidente, para corrigir o que originou o problema.

Acidente ocupacional: No caso de um acidente ocupacional, é preciso averiguar o que causou o acidente, se a causa do mesmo foi ou não relacionada ao estresse ou a atividade executada no trabalho.

É preciso investigar se o ambiente de trabalho e a atividade executada fizeram com que o colaborador tivesse o problema que o afastou.

Cada situação exige uma ação diferente, por isso a empresa deve sempre estar pronta para se ocorrer um acidente de trabalho. Assim, é sempre bom ter uma equipe pronta para resolver essas questões relacionadas aos acidentes de trabalho.

Após o acidente de trabalho o colaborador, se necessário entrará com pedido de licença e ao voltar ele tem direito a estabilidade.

 

Qual o impacto de um acidente de trabalho no ambiente de trabalho?

Um acidente de trabalho com certeza abala muito a confiança dos colaboradores, fazendo com que eles tenham sua produtividade afetada, devido às preocupações com o ambiente e até mesmo com o andamento do trabalho, pois, uma vez que ocorre um acidente, muitas preocupações são levantadas. Essas preocupações vão desde o medo de que o acidente volte a ocorrer e que possa vir a ser mais grave.

Um acidente de trabalho pode fazer com que os funcionários percam a confiança no ambiente de trabalho ou na função que lhes é atribuída. Em alguns casos, o colaborador pode até vir a deixar a empresa. É claro que isso depende muito da gravidade do acidente.

Por isso, é tão importante minimizar os riscos e evitar um acidente de trabalho, pois ele pode afetar negativamente o seu ambiente de trabalho. Fazendo com que o rendimento caia e até o quadro de funcionários diminua.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios