É irônico pensar que o prejuízo de muitas empresas vem do esforço exigido para que seu time gere cada vez mais lucro. A verdade é que estratégias comerciais e financeiras devem levar em consideração o fator humano envolvido, o que significa valorizar e respeitar os limites e singularidades dos profissionais a ela vinculados.
Já não é novidade que existem uma série de transtornos que podem ser conectados aos ambientes e rotinas profissionais como causadores do adoecimento do colaborador, alguns destes implicando até mesmo no necessário afastamento do profissional para tratamento. Depressão, Ansiedade, Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout, Uso de substâncias psicoativas, abuso de medicamentos, Distúrbios do sono, perda de concentração, irritabilidade e até doenças autoimunes relacionadas diretamente ao estresse contínuo são alguns exemplos.
Os impactos de doenças mentais derivadas do trabalho causam uma série de prejuízo à vida pessoal dos colaboradores e também impactam nas suas carreiras, além de prejudicar os resultados das empresas. Portanto, evitar os transtornos emocionais, psicossomáticos e físicos é responsabilidade do empregador, sendo fundamental a conscientização seguida do investimento em saúde emocional: avaliação psicológica e acompanhamento contínuo são de grande valia neste sentido, além de estratégias orientadas para proporcionar mais saúde e segurança para os funcionários, como revisitação dos processos internos visando redução do estresse e da pressão.
A Psiseg é parceira das empresas que decidem tomar este rumo estratégico de prevenção e proteção da saúde psicológica de seus funcionários. A avaliação psicológica é um processo técnico-científico realizado por profissionais habilitados, extremamente útil em recrutamentos e seleções, assim como para o treinamento e formação de equipes. O atendimento e acompanhamento também é essencial, porquanto feito por meio de terapia auxilia no tratamento e prevenção de sintomas que causam adoecimento emocional, promovendo o desenvolvimento de uma relação saudável com o trabalho, uma vez que os questionamentos, problemas, conturbações ocupacionais, podem e devem ser discutidos no acompanhamento psicológico. As orientações de um psicólogo podem estimular reflexões significativas e esclarecimento na trajetória profissional do colaborador na empresa.
A Psiseg compreende que o colaborador é um membro de importância para as atividades da empresa e que compõe uma parte do corpo dela, logo veste a camisa do seu time para gerar resultados organizacionais e acolher os indivíduos. Conte conosco!