Como o atendimento psicológico para empresas pode evitar o adoecimento emocional dos seus colaboradores?
Ansiedade, Burnout, Depressão, Síndrome do Pânico: o quanto estes termos se tornaram comuns no mundo corporativo? A saúde mental, que antes era motivo de tabu e cochicho, está cada vez mais na pauta das empresas que reconhecem a realidade e buscam prevenir e lidar com o adoecimento emocional de seus colaboradores.
A maioria dos profissionais do Mercado brasileiro possuem uma carga de trabalho de oito horas diárias para a execução de atividades, planejamento e compromissos com a empresa, durante cinco ou seis dias por semana. Além disso, exercem diversos papéis em outras áreas da vida, como cuidar da família, estudos – e até mesmo um segundo emprego.
Estes profissionais podem sofrer para dar conta das cargas relacionadas ao trabalho, cobranças excessivas, falta de reconhecimento, metas abusivas, falta de material e preparo para a execução de atividade, liderança inadequada e ambiente exaustivo. Em tempos onde tudo parece ser urgente, é evidente que este acúmulo de demandas pode gerar ou agravar os problemas psicológicos.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as patologias mais frequentes entre os profissionais são, de fato, a depressão, ansiedade e estresse (este, inclusive, já afeta 4,4% da população mundial). No Brasil, já contabilizamos a maior prevalência de depressão em relação a toda a América Latina e, ainda segundo a OMS, 5,8% dos brasileiros já foram formalmente diagnosticados com a doença.
Estes transtornos psicológicos que acometem os colaboradores têm consequência direta no bem-estar e qualidade de vida pessoal e social do indivíduo tanto quanto em sua produtividade e desempenho profissional. Empresas sofrem com as lacunas deixadas pelos profissionais adoecidos, enquanto o colaborador sofre com os sintomas: um ciclo vicioso que prejudica a todos.
Os dados são alarmantes, mas não podem paralisar: é preciso um movimento de enfrentamento desta realidade. Empresas responsáveis e com posicionamento estratégico devem oferecer ferramentas para que o seu time desenvolva equilíbrio e inteligência emocional. É essencial incentivar e promover ambiente de trabalho saudável com demandas planejadas, além de acolher aqueles que precisam de suporte. A Psiseg é referência na conscientização e viabilização deste processo, pois apresenta a avaliação e o atendimento psicológico como uma solução direta a
ser implementada pelas organizações, no sentido da prevenção e tratamento que certamente beneficia colaboradores e negócios. Entre em contato para saber mais!