Uma cultura organizacional baseada na segurança é essencial para a minimização de riscos e, consequentemente, a diminuição dos casos de acidente. A construção da cultura organizacional deve ser uma prioridade, e o cumprimento das medidas básicas de segurança deve ser priorizado, já que são vidas humanas que estão em risco e os prejuízos de um acidente de trabalho vão além de financeiros: trabalhador perde a vida ou a saúde, sua família sofre, a reputação da empresa fica prejudicada e a confiança dos outros trabalhadores também é afetada.
De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de ocorrência de acidentes de trabalho. Aproximadamente a cada 48 segundos um trabalhador sofre um acidente no ambiente ocupacional. A cada 4 horas, em média, um trabalhador perde a vida por falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho adequada.
O que é cultura de segurança nas organizações?
Uma cultura organizacional de segurança é representada por normas e atitudes práticas de trabalho que devem ser compartilhadas entre a administração da empresa e seus colaboradores. Cada funcionário tem um papel fundamental na garantia da segurança geral da equipe.
É recomendado que o comportamento seguro seja implantado em todos os tipos de organização, mas, especialmente naquelas que possuem muitas funções de risco, como construção civil, indústria, mineração, postos de gasolina, entre outras.
Reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho é uma missão urgente para as empresas. Para que seja possível, é preciso agir diretamente sobre agentes causadores, entre eles, o fator humano. É bastante comum as organizações fornecerem EPI, mas não darem a devida importância ao comportamento seguro.
Em primeiro lugar, é importante salientar que nenhum trabalhador se acidenta porque deseja, isso é uma consequência de inúmeros erros. Porém, em muitos casos, os colaboradores não seguem as normas e acabam colocando em risco a própria segurança e a dos demais colegas.
A necessidade da conscientização sobre práticas de segurança
A cultura de organização não pode ser pauta de apenas uma reunião, ela deve ser discutida por todos os setores com frequência. É de responsabilidade da gestão – o que também pode, eventualmente, incluir RH, diretoria, gerentes e supervisores – exibir comportamentos seguros e as melhores práticas no local de trabalho. Constituir uma cultura de segurança é um dos maiores investimentos a longo prazo que uma empresa pode fazer.
Para que a cultura organizacional de comportamento segura seja introduzida, o funcionário precisa estar ciente dos riscos que sua profissão oferece e ser instruído sobre a necessidade de adotar ações e medidas para proteger a sua integridade e a dos demais colegas.
Isso inclui fazer o uso correto dos equipamentos de segurança, trabalhar com atenção, respeitar as regras de utilização de máquinas e equipamentos, ajudar os parceiros de trabalho e não se expor a riscos desnecessários, entre outros.
Conscientização sobre preservação da integridade da vida
A empresa deve trabalhar no entendimento do colaborador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e a promoção da qualidade de vida no ambiente corporativo.
O principal objetivo é a melhoria contínua da segurança, saúde e da qualidade de vida, cuja estratégia principal é a de, através de um processo de educação, sensibilizar e mobilizar as pessoas na mudança do seu estilo de vida e na melhoria e cuidados com a sua proteção.
O processo de conscientização deve atuar permanentemente para controlar e minimizar os riscos associados aos processos de trabalho e assegurar a integridade e o bem-estar físico e mental da equipe.
Aspectos relevantes sobre conscientização do comportamento seguro
- Proporcionar treinamentos sobre saúde e segurança no trabalho dentro da organização
- Educar e expor os riscos que cada atividade pode oferecer
- Influenciar os colaboradores sobre a importância do pensamento coletivo
- Apresentar dados e casos reais de acidentes por causa de comportamento de segurança inadequado
- Exigir uso de equipamentos de proteção e fazer entender sobre sua importância
- Agir em acordo com as normas vigentes
Benefícios da cultura de segurança
- Redução significativa de acidentes de trabalho.
- A diminuição de riscos, eleva a confiança.
- Aumenta a competitividade da empresa no mercado
- Maior produtividade pelo entendimento de que a organização se preocupa com a saúde e integridade do trabalhador e, consequentemente, menor rotatividade.
Não há dúvida de que as organizações com uma cultura de segurança mais desenvolvida são bem sucedidas na prevenção de acidentes no local de trabalho.