SST Quais cuidados você precisa ter ao trabalhar de casa? Confira as nossas dicas!

A adoção do home office virou rotina para muitos trabalhadores diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. A casa acabou se tornando o escritório e, por isso, é preciso ter muitos cuidados para evitar doenças ocupacionais.

Na Saúde e Segurança do Trabalho (SST), os cuidados referentes ao bem-estar do empregado são regulamentados por uma série de Normas Regulamentadoras, como a NR 17, que trata de ergonomia no trabalho. Para que o trabalhador não desenvolva doenças ocupacionais, algumas boas práticas podem diminuir os riscos. Nossos especialistas da PSISEG elaboraram algumas para quem está trabalhando de casa. Confira a seguir:

Escolha um ambiente favorável
Trabalhar em um ambiente bem iluminado é muito importante para não causar desconforto e fadiga visual. Por isso, para evitar reflexos na tela, posicione o monitor contra os raios de luz. Procure um local com pouco barulho e que tenha menos circulação de pessoas, isso ajuda na concentração. Vale conversar com os familiares para estabelecer limites e combinar horários de trabalho e de lazer.

Além disso, é importante manter o ambiente organizado e limpo. Mantenha os materiais essenciais na sua rotina sempre por perto, como blocos de anotação, canetas ou planner. Organizar a sua mesa para que você alcance tudo que precisa sem muito esforço facilita o foco no trabalho.

Uso de computador e notebook
Trabalhar deitado na cama ou sentado no sofá pode parecer confortável no início, porém, após muitas horas de trabalho, pode gerar dores e problemas de saúde. Por isso, escolha cadeiras e mesas de modo que o pescoço não fique inclinado para frente e as costas permaneçam sempre apoiadas no encosto. Mantenha o monitor na linha dos olhos para a cervical ficar reta e deixe-o a uma distância de 50 a 75 cm dos olhos.

Os antebraços também devem estar sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco. A cadeira deve permitir que seus joelhos e quadris fiquem em um ângulo de 90º e os pés encostem no chão. Caso não seja possível alcançar, coloque objetos que sirvam de apoio para os pés.

No caso do uso do notebook, vale investir em um suporte para que a tela também fique na linha dos olhos. Se possível, adquira mouse e teclado extras para garantir a angulação de coluna e antebraços.

Inclua pausas na rotina
Evite ficar muito tempo sentado na mesma posição, estabelecendo pequenos intervalos a cada hora trabalhada. Levante-se da cadeira e faça alongamentos para braços, costas e pernas. Isso favorece a circulação sanguínea, além de descansar a vista.

Horário de almoço
Estabeleça um horário de almoço durante a sua jornada de trabalho, evitando comer sobre a mesa de trabalho. Aproveite este momento para fazer um descanso mental e voltar ao trabalho com mais foco e energia. Avise os colegas que está indisponível naquele momento.

Torne o seu ambiente agradável
Além de seguir aspectos da ergonomia do trabalho para evitar problemas físicos de saúde, também vale manter um ambiente aconchegante para o desempenho das atividades. Procure organizar o seu espaço e decore o ambiente de modo a deixar o seu dia mais agradável, investindo em uma decoração que você se sinta bem.

Cumprir a ergonomia no home office é imprescindível para evitar doenças futuras, como tendinite, dores na coluna e demais lesões por esforço repetitivo. Além disso, o cuidado com a saúde mental também é importante diante de todas as mudanças que estamos vivendo.

Acompanhe o blog da PSISEG para mais dicas! Em breve voltamos com mais!

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