O relacionamento abusivo é um problema bastante presente em nossa sociedade. Você pode estar presente e/ou conhecer alguém que esteja, e podemos defini-lo como uma relação discrepante de poder. Supostamente, os envolvidos mantêm um convívio com suposta afinidade. No entanto, existe uma situação de submissão perante a outra parte.
O abuso dentro do relacionamento não se limita a um gênero. Podendo ser praticado tanto por homens, quanto por mulheres. Contudo, em razão da estrutura social machista, na maioria dos casos, a vítima acaba sendo a mulher. Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2020, 243 milhões de mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos foram submetidas a violência sexual e/ou física por um parceiro íntimo.
Tipos de violência em relacionamentos abusivos
Dentro da dinâmica de um relacionamento abusivo existe pelo menos um destes tipos de violência:
- Emocional ou Psicológico: Caracterizado pela presença de xingamentos, excesso de instabilidade emocional, humilhação. Geralmente, se apresenta de forma sutil, o que dificulta sua percepção. Este tipo de abuso costuma fazer a vítima questionar a si mesma e duvidar de seu potencial.
- Física: Puxar o braço, beliscar, segurar forte ou usar de força física para te acalmar, assim como descontar raiva batendo em mesas, portas e objetos. A agressão física não é caracterizada pelo espancamento, mas pode iniciar de um tapa ou um empurrão.
- Sexual: Ocorre quando a pessoa se sente forçada a fazer algo que não gostaria através de chantagem, ameaças, manipulações e mentiras, abrir mão de sua vontade para agradar o parceiro e evitar discussões ou conflitos. Ou seja, não acontece apenas quando há um estupro.
- Financeira: Começa de forma sutil, quando o parceiro controla através de dinheiro e presentes provocando uma dependência naquela situação. Na rotina, a outra pessoa toma todas as decisões financeiras, além da prática de ações como reter cartão de crédito, provocar a demissão da parceira, determinar como gerir o salário, etc.
- Tecnológica: Envolve o controle velado de recursos tecnológicos, como redes sociais, insistência para obter senhas, monitoramento de celular, instalação de câmeras e controle de comunicação.
- Patrimonial: Dentre os tipos de violência, é o menos conhecido. Consiste em ocultação e/ou destruição de bens, objetos e documentos.
Sinais de alerta:
Agora que já tratamos sobre os tipos de violência que podem indicar um relacionamento abusivo, vamos apontar mais tópicos que podem auxiliar a identificação deste tipo de situação. Fique alerta caso o seu parceiro:
- Diminui suas conquistas.
- Ridiculariza coisas pelas quais você se interessa.
- Afirma que ninguém te amará como ele te ama.
- Faz o possível para te afastar de seus amigos e familiares.
- Justifica o descontrole porque estava bêbado ou estressado.
- Proíbe o uso de determinadas roupas ou a companhia de certas pessoas.
- Vive pedindo desculpas, mas não muda o comportamento.
- Costuma de deixar, insegura, triste, com medo e com baixa autoestima.